Selo GNV

O selo GNV é um adesivo que certifica que no veículo foi instalado o Gás Natural Veicular e que ele está regularizado junto ao DETRAN, que deve autorizar o uso desse sistema em seu veículo. Muitos automóveis que fazem uso do GNV, devem realizar a sua inspeção veicular anualmente, realizando-a numa empresa acreditada. É muito importante que o selo GNV esteja sempre em posse dos veículos autorizados, pois, além dele atestar a sua utilização, é fundamental para os casos de fiscalização ou mesmo abastecimento, sendo importante que fique exposto ao vidro do veículo, para que assim a sua identificação seja feita de maneira mais prática e rápida.

O veículo que possui o selo GNV precisa manter as suas boas condições de segurança e realizar as devidas manutenções quando necessário, além de preservar esse selo para efeitos de fiscalização. Se caso ocorrer a sua perda ou o seu extravio é necessário realizar uma nova inspeção.

Como é feito o processo do sistema GNV em um veículo?

De acordo com artigo 98 do Código de Transito Brasileiro, a partir da autorização emitida pelo DETRAN, o UNIVERSO DAS INSPEÇÕES  realiza a inspeção de seu veículo junto com os documentos necessários, tanto pessoais como do veículo, atestando todos os itens de segurança, que deverão estar em perfeitas condições aceitáveis pelos regulamentos técnicos emanados pelo INMETRO e de acordo com legislação vigente, sendo aprovado, é emitido o CSV – Certificado de Segurança Veicular e selo GNV.

Ao final da inspeção realizada, se o seu veículo for aprovado será emitido o CSV – Certificado de Segurança Veicular do DENATRAN e o selo GNV, documento oficial do INMETRO, comprovando que este automóvel está apto a sua circulação, está em conformidade com a lei e utilizará esse selo, que é de obrigatoriedade nesses veículos. Se caso acontecer do veículo não ser aprovado, possuindo diversos tipos de falhas, o condutor terá 30 dias para a correção desses itens não conformes, podendo retornar o processo sem pagar nenhum valor a mais. É de extrema importância realizar esse processo anualmente, além disso, o proprietário deve preservar a integridade do selo GNV, e garantir a segurança para transitar em vias publicas e transportando vidas humanas.

Suporte